O coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados.
Essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem.
O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional.
REFERÊNCIAS:
http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-papel-coordenador-pedagogico.htm
Se a escola é a instãncia socializadora do conhecimento historicamente acumulado e se a finalidade da ação docente se concretiza na tarefa de ensinar e ensinar bem, é preciso que o coordenador selecione tanto os elementos culturais que precisam ser assimilados e elaborados pelos seus pares, quanto as formas mais adequadas para atingir este objetivos.Não há ensino se não há aprendizagem. Para haver ensino e aprendizagem é preciso uma cumunhão de propósitos e identificação de objetivos entre os professores foncioários e alunos, só assim o coordenador pedagogico pode atingir os seus reais objetivos esse equilibrio vai fazer sua gestão render muitos frutos que é o principal nessa área motivar a aprendizagem.
ResponderExcluirA dica: Valorizar os profissionais da equipe é importante para que coordenador pedagógico promova a integração e motive os envolvidos no processo ensino aprendizagem. O coordenador que reconhece que sozinho não irá alcançar os objetivos da escola para os seus alunos desenvolverá um trabalho de qualidade, mantendo o respeito e boas relações no ambiente escolar o grupo permanecerá unido para desenvolver seus projetos e manter sempre o diálogo.
ResponderExcluirConcordo com Sônia e Lílian no que diz respeito a motivação e valorização da equipe pedagógica, acredito que uma boa liderança precede estes requisitos.
ResponderExcluir