Patrícia

Patrícia

Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexões sobre o tema

De que maneira deve se comportar um coordenador pedagógico para tornar-se aliado do corpo docente da escola?

Na sua opinião, que habilidades são necessárias para ser um bom gestor?

O coordenador deve exercer apenas a função burocrática na escola? 

8 comentários:

  1. O Coordenador Pedagógico primeiramente deve apagar aquela imagem de que é fiscal do trabalho dos professores, mostrando a eles que está ali para auxiliar e não para mandar, fiscalizar ou prejudicar o trabalho deles. Desfazendo essa imagem ele poderá ter o corpo docente como aliado para o desenvolvimento de propostas e ações que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Para mim um bom gestor deve ter bastante conhecimento técnico sobre a sua área e sobre o seu papel, além de saber exercer a liderança, saber motivar a sua equipe, saber ouvir, ser flexível, ser comprometido e responsável com aquilo que faz e também ter humildade e saber reconhecer que não sabe tudo e que boas idéias também podem partir do seus subordinados.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o bom gestor é aquele que sabe ouvi, possui competências técnicas que possibilite trocas de conhecimentos e acima de tudo se perceber parte de uma equipe e possibilita que seu liderados possam se sentir também parte dessa equipe, para que juntos possam tomar decisões que irão contribui para o crescimento da instituição e das pessoas que fazem parte da mesma.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Compreeder que ele tem um papel esencial na escola e o bom relacionamento com todos é fundamental. A habilidade que acho muito importante e saber compreeder as necessidades que tem os alunos e professores, para apartir daí execultar bem o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que um bom coordenador deve acima de qualquer coisa saber se relacionar com os outros profissionais da instituição e fazer valer o seu trablho, valorizando o dos outros, observar quais a reais necessidades de todo o corpo docente, se pondo muitas vezes no lugar do outro na hora de tomar as devidas decisões.

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito, ao longo dos estágios que fiz em escolas, percebo que o coordenador possui uma função na sustentação do trabalho pedagógico, como poderia dizer: Ele é o mentor do processamento do ensino, alicerçado nos parâmetros e nos referencias, enquanto o professor seria o executor desse processo. Portanto a Educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino, para que aconteça os resultados positivos dessa educação são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e é de suma importância que o papel da gestão seja de priorizar a formação docente contribuindo para um processo de qualidade.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que para ser um bom gestor(a) a pessoa primeiramente tem que saber servir, ouvir e respeitar, bem como ser compromissado com seu trabalho e buscar constantemente se atualizar sobre questões que possibilitarão a melhoria do ensino e aprendizagem da instituição.

    ResponderExcluir