De que maneira deve se comportar um coordenador pedagógico para tornar-se aliado do corpo docente da escola?
Na sua opinião, que habilidades são necessárias para ser um bom gestor?
O coordenador deve exercer apenas a função burocrática na escola?
O Coordenador Pedagógico primeiramente deve apagar aquela imagem de que é fiscal do trabalho dos professores, mostrando a eles que está ali para auxiliar e não para mandar, fiscalizar ou prejudicar o trabalho deles. Desfazendo essa imagem ele poderá ter o corpo docente como aliado para o desenvolvimento de propostas e ações que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirPara mim um bom gestor deve ter bastante conhecimento técnico sobre a sua área e sobre o seu papel, além de saber exercer a liderança, saber motivar a sua equipe, saber ouvir, ser flexível, ser comprometido e responsável com aquilo que faz e também ter humildade e saber reconhecer que não sabe tudo e que boas idéias também podem partir do seus subordinados.
ResponderExcluirAcredito que o bom gestor é aquele que sabe ouvi, possui competências técnicas que possibilite trocas de conhecimentos e acima de tudo se perceber parte de uma equipe e possibilita que seu liderados possam se sentir também parte dessa equipe, para que juntos possam tomar decisões que irão contribui para o crescimento da instituição e das pessoas que fazem parte da mesma.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCompreeder que ele tem um papel esencial na escola e o bom relacionamento com todos é fundamental. A habilidade que acho muito importante e saber compreeder as necessidades que tem os alunos e professores, para apartir daí execultar bem o seu trabalho.
ResponderExcluirEu acho que um bom coordenador deve acima de qualquer coisa saber se relacionar com os outros profissionais da instituição e fazer valer o seu trablho, valorizando o dos outros, observar quais a reais necessidades de todo o corpo docente, se pondo muitas vezes no lugar do outro na hora de tomar as devidas decisões.
ResponderExcluirEu acredito, ao longo dos estágios que fiz em escolas, percebo que o coordenador possui uma função na sustentação do trabalho pedagógico, como poderia dizer: Ele é o mentor do processamento do ensino, alicerçado nos parâmetros e nos referencias, enquanto o professor seria o executor desse processo. Portanto a Educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino, para que aconteça os resultados positivos dessa educação são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e é de suma importância que o papel da gestão seja de priorizar a formação docente contribuindo para um processo de qualidade.
ResponderExcluirAcredito que para ser um bom gestor(a) a pessoa primeiramente tem que saber servir, ouvir e respeitar, bem como ser compromissado com seu trabalho e buscar constantemente se atualizar sobre questões que possibilitarão a melhoria do ensino e aprendizagem da instituição.
ResponderExcluir